Na atualidade, é cada vez maior a quantidade de casos de crianças e jovens que necessitam de controlar seus problemas de atenção e por esta razão os pais de família recebem constantes reclamações dos centros educativos. A indisciplina e o baixo desempenho escolar são algumas das causas, sobretudo se não se conhece do diagnóstico não se sabe como lidar com algumas situações do cotidiano da escola, relacionadas com a atenção dispersa.
Na primeira medida, há que esclarecer que a atenção dispersa não será considerado como portador de deficiência e, portanto, pais de família e professores não devem justificar as crianças que sofrem pelo descumprimento de normas e de falta de compromisso com as atividades propostas em casa, na escola.
Como identificar o déficit de atenção?
De acordo com o blog Cbn Santos, é possível detectar manifestações particulares, como a dificuldade para se organizar e planejar tarefas, distração constante, incapacidade de seguir as regras de um jogo, dificuldade para se adaptar às regras, atenção apenas em interesses particulares e a necessidade constante de supervisão; no entanto, deve-se fazer um acompanhamento para verificar que esses comportamentos sejam constantes e que as atitudes estão gerando dificuldades acadêmicas e relacionais.
Quando há suspeitas de que as crianças têm problemas de atenção, o melhor é solicitar um acompanhamento profissional de sociopedagogia por parte da instituição de ensino e se o sociólogo o recomendável recorrer a neuropsiquiatria e fazer um teste. É necessário que todo o ambiente da criança se comprometa com as recomendações dos profissionais para vencer a sintomatologia, a fim de que não persista na adolescência ou na fase adulta.
Exercícios de atenção sustentada
Realizar este tipo de atividades, procura que as crianças consigam concentrar toda a sua atenção por períodos de tempo específicos e que consigam concluir com a tarefa proposta. Os quebra-cabeças, labirintos, sopas de letras, olhar para as diferenças, colorir, são atividades que podem ajudar a captar a atenção de nossos alunos, desde que a motivação seja a adequada.
É importante lembrar que as crianças com problemas de atenção, em geral, são rejeitados devido a sua dificuldade para conseguir terminar um jogo de um trabalho em equipe, assim que ao realizar este tipo de atividades é importante incentiva-los, sobre tudo com palavras de afeto que lhes permita se sentir amados, aceitos, para que compreendam que terminar uma tarefa iniciada é satisfatório, já que os pode levar a alcançar os objetivos propostos, como passar de determinada disciplina.
Atividades de atenção dispersa
Estas buscam fazer com que as crianças e os jovens realizem várias tarefas ao mesmo tempo sem deixar de lado nenhum, como cantar e palmetear as mãos ao mesmo tempo realizar movimentos coordenados com as pontas em diferentes orientações, essas atividades conseguissem manter sua atenção até alcançá-lo e podem ser utilizadas como ferramentas de ensino em todas as disciplinas, se o professor consegue enfoca-las corretamente.
Ordens claras
Apoio escolar
Apoio sociológica
Fazer esporte:
Qualquer esporte exige a atenção necessária para conseguir entendê-lo e poder praticá-lo, assim que se a nossa criança, com a atenção dispersa lhe interessa algum, há que dar-lhe a oportunidade de praticá-lo, guiado por um treinador que se use a prática constante, como uma via para contribuir com o desenvolvimento social de atenção da criança.