Saiba detalhes sobre a alimentação dos filhotes dessa raça, incluindo opções de alimentos além da ração.
Os filhotes requerem mais atenção na hora de se alimentar. Isso porque eles estão em fase de desenvolvimento e crescimento, além de ser a hora em que eles criam hábitos e costumes. Por isso, é tão necessário se atentar com a alimentação de seu filhote.
E, se você tem um filhote de Shih-Tzu, não é diferente. Mas, você sabia que os filhotes dessa raça podem comer outros alimentos além de ração?
A ração seca para filhotes é considerada a melhor opção de alimento, já que as rações industrializadas já têm calculado qual a necessidade nutricional dos pets, assim como possuem as vitaminas e os nutrientes necessários. Além disso, os alimentos secos têm consistência mais dura, fazendo com que o atrito do alimento no dente promova limpeza e evite inflamações e tártaro.
Contudo, além da ração, existem outras opções de alimentos a serem oferecidos aos filhotes. Quer saber quais? Então continue conosco!
Como escolher a alimentação do filhote?
A alimentação do cachorro deve seguir a nutrição adequada, estar baseada em fatores biológicos, além de ser ligada à prevenção de doenças.
Com até três semanas de vida, o filhote deve se alimentar de leite materno, para que ele se desenvolva de forma saudável e possa fortalecer seu sistema imunológico.
A partir de quatro semanas, o cão já pode consumir alimentos pastosos. Além da ração seca, pode ser recomendado o consumo de vegetais e carnes crus ou cozidos.
Cada raça possui suas individualidades. A alimentação deve respeitar esses aspectos. Para tanto, o tutor deve observar aspectos como necessidade nutricional, consumo energético, idade, tamanho, pelagem e saúde do animal. Existem diversos tipos de ração para cada particularidade dos pets.
Características do Shih-Tzu
O Shih-Tzu é originário do Tibete e possui o focinho achatado. Essa característica faz com que ele tenha uma predisposição para engasgar. Por esse motivo, o tutor deve escolher rações com formato que não ofereça risco de engasgo e sejam mais fáceis de mastigar. Além disso, o ideal é que, após se alimentar, o cão não participe de atividades intensas, como corridas e brincadeiras, pois isso pode causar torções gástricas.
Em geral, o Shih-Tzu pesa aproximadamente 7 kg. O recomendado é que ele se alimente de duas a três vezes ao dia, seguindo quantidades conforme as necessidades do cão. Sobre os alimentos naturais, é necessário se atentar aos alimentos cítricos, já que os cães da raça Shih-Tzu têm estômago ácido.
Outro fator importante acerca da alimentação dessa raça é sua predisposição para determinadas doenças, como obesidade, problemas respiratórios e oculares. Para prevenção de problemas oculares, ofereça alimentos ricos em nutrientes EPA/DHA; para prevenir obesidade e doenças respiratórias, opte por alimentos com bastante fibras e pouco sódio.
Frutas, verduras, legumes e carnes para oferecer ao Shih-Tzu
Frutas
Existem diversas frutas que podem ser oferecidas como petiscos aos filhotes, geladas ou em temperatura ambiente. Algumas delas são:
Maçã: rica em vitaminas e carboidratos, a maçã pode ser oferecida com casca, mas deve-se retirar o talo e as sementes;
Manga: possui fibras e vitaminas que ajudam a regular o intestino e a melhorar a visão. Antes de entregar a manga ao filhote, retire o caroço, que contém uma substância tóxica para cachorros, e também retire a casca;
Banana: outra excelente opção de fruta que ajuda a aumentar o sistema imunológico. Você pode escolher entre os diversos tipos de bananas, mas a melhor é a banana-prata, pois é menos calórica. Assim como a manga, lembre-se de retirar a casca e escolha uma fruta madura;
Melão: fonte de vitaminas e contendo bastante água, essa fruta ajuda a hidratar o cão, além de eliminar toxinas e diminuir problemas renais. Quando oferecer o melão, retire as sementes e a casca e prefira servir madura e gelada.
Verduras e legumes
Chuchu: fonte de vitaminas e nutrientes, ajuda a controlar o colesterol e diminuir o peso. Pode ser oferecido cru ou cozido, mas sempre sem miolo e sem casca.
Abobrinha: aumenta a saúde da visão e a longevidade do pet. Pode ser servida crua, cozida ou assada. Se for servir com casca, lave bem.
Brócolis: alimento de poucas calorias, o brócolis ajuda a controlar a pressão arterial e pode ser servido cozido. Atenção: Ofereça esse alimento em menos quantidade, para evitar dores de barriga!
Cenoura: crua ou cozida, a cenoura é fonte de várias vitaminas, estimula o sistema imunológico, limpa os dentes e retarda o envelhecimento. Deve ser servida sem casca.
Carnes
Frango: cru ou cozido, mas, de preferência, cozido e sem ossos;
Boi: ofereça sem gordura;
Cordeiro: pode ser oferecido o osso cru, mas não o cozido. Trata-se de uma boa alternativa de carne aos cães com alergia a outros tipos;
Peixe: sem espinha e sempre cozido. Não ofereça cru!
Lembre-se de nunca oferecer esses alimentos com temperos! O organismo do Shih-Tzu não está preparado para receber condimentos. Além disso, dê sempre preferência à ração e, se quiser introduzir outros alimentos, converse com um médico-veterinário antes!