Quando trocar os pneus do carro? Saiba quais critérios devem ser analisados antes de aproveitar oferta de pneus e realizar as compras numa loja.
Há vários aspectos que são importantes levar em consideração ao determinar com que frequência trocar os pneus do seu carro. Os pneus são um dos primeiros elementos de segurança do veículo e é fundamental mantê-los sempre em boas condições, tanto de pressão como de desgaste. Só assim mitigaremos o risco de sofrer um acidente causado por pneus em mau estado geral ou de ser multado.
Quando é aconselhável trocar os pneus?
A cada quantos quilômetros você deve trocar seus pneus? Responder a essas perguntas é complicado, pois depende de vários fatores que vão determinar o desgaste por quilometragem e tempo que seus pneus sofrem.
Agora, existem alguns indicadores que vão te ajudar a identificar quando é o momento ideal para trocar os pneus do carro:
Com que frequência devo trocar os pneus do carro?
Não há ciência exata para calcular a vida útil de um pneu. Na verdade, entram em jogo uma série de fatores que influenciam se um pneu dura mais ou menos tempo/quilômetros. Seja pelo design, pelos hábitos de condução, pelo clima, pelas condições da estrada, pelo tipo de veículo ou pelo cuidado e manutenção que fazemos com os pneus, as rodas do seu carro vão se desgastar mais cedo ou mais tarde.
No entanto, existem algumas dicas que os fabricantes oferecem para saber quando é aconselhável trocar os pneus do carro:
Revisão após cinco anos: Se os seus pneus tiverem mais de cinco anos, é aconselhável que um profissional verifique anualmente o seu estado. Você também pode ir a uma loja de pneus, na qual os funcionários avaliam o estado do pneu do seu veículo e podem ajudá-lo a identificar se há necessidade de troca.
Troque no máximo depois de dez anos: eles apresentam mais ou menos desgaste, ou mesmo que pareçam em boas condições, os fabricantes recomendam a substituição dos pneus após dez anos da data de fabricação.
Com essas duas regras simples, você pode determinar com que frequência deve comprar pneus para realizar a troca. Mas a idade de uma roda não é o único fator que determinará quando ela precisa ser substituída.
Como saber quando trocar os pneus do carro?
Além da idade do pneu em si, é importante levar em consideração seu desgaste e condição. A passagem de quilômetros fará um amassado na banda de rodagem do pneu, desgastando a capa abaixo dos níveis de profundidade recomendados (mínimo 1,6 milímetros). Esse desgaste é inevitável e aparecerá com o uso e o acúmulo de quilômetros.
Mas também existem outros fatores que afetam sua condição e podem forçá-lo a trocar os pneus do carro. As irregularidades da estrada (buracos, obstáculos e solavancos) geram desgastes irregulares. Temperaturas extremas, condições climáticas adversas, óleo e outros produtos químicos; e a luz solar forte também faz com que o pneu se deteriore.
A isto devemos acrescentar os hábitos de condução, pois dirigir sempre em alta velocidade, fazer partidas e paradas bruscas ou dirigir em estradas em mau estado são apenas alguns desses fatores que afetam o estado geral da roda.
Todos esses motivos fazem com que apareçam rachaduras, a banda de rodagem seque, cristalize ou mesmo deforme o pneu. Essas anomalias podem surgir a qualquer momento, mesmo quando a roda não está completamente desgastada ou não excedeu os limites de tempo recomendados para sua substituição.
Neste ponto, é imperativo substituir as rodas do seu carro, realizando a compra em loja de pneus especializada. Esta é a única maneira de reduzir o risco de sofrer um acidente devido à perda de aderência e mau desempenho do pneu devido a um estouro.
Verifique o estado antes de trocar os pneus do carro
Assim como você faz a manutenção do seu carro, os pneus também exigem alguns cuidados. Desta forma, você manterá suas rodas em boas condições e saberá quando é hora de trocar os pneus do carro. Siga estas dicas rápidas para verificar o estado dos pneus de seu veículo:
Pressão: verifique a pressão do ar de seus pneus e adicione ou subtraia de acordo com as instruções do fabricante. Tente fazer essa verificação pelo menos uma vez por mês.
Desgaste da banda de rodagem: você pode fazer isso com um medidor de profundidade ou verificando os indicadores de segurança que você encontrará dentro do desenho. Se a testemunha estiver perto de atingir a superfície, é aconselhável substituir a roda.
Anormalidades ou desgaste irregular: Verifique se há protuberâncias, furos ou rachaduras nas paredes laterais do pneu. Você também deve examinar o piso para ver se ele está se desgastando uniformemente.
É recomendável que você faça essas verificações pelo menos uma vez por mês, ou, antes de fazer uma longa viagem para trocar os pneus do carro, se necessário. Caso detecte alguma mudança de direção ou condução, dirija-se a uma oficina e loja de pneus especializada para verificar o estado dos pneus de seu veículo.